O 33º Batalhão de Polícia Militar de Curitibanos, divulgou nesta semana o balanço das ações operacionais realizadas durante a primeira quinzena de outubro. O re...
Você já deve ter ouvido, lido, que é preciso “fazer a cambagem” do carro. Mas o que é isso?
Cambagem é regular o camber, que é ângulo de inclinação vertical medido em graus da roda em relação ao solo. Esta inclinação medida em graus define milimetricamente a posição das rodas, que se desregulado o camber, define-se:
Negativa – É quando as rodas estão abertas embaixo, como se formasse uma letra “A”.
Positiva – É quando as rodas estão fechadas embaixo, como se formasse uma letra “V”.
A olho nu ao observar tal situação já está constatado que a cambagem está fora de medida, porém somente com ferramental específico pode se medir de forma precisa, que é o aparelho de alinhamento. Tal serviço é feito em auto center ou oficinas especializadas.
As suspensões que equipavam os carros mais ânticos de 30, 40 anos atrás, permitiam a regulagem desse ângulo por serem construídas com bandejas superiores. Os sistemas de suspensão atuais não dispõem deste recurso que permite a regulagem, a suspensão Mc Pherson, sistema que aboliu as bandejas superiores equipa quase todos os automóveis atuais, salvo alguns modelos de camionetes que ainda usam. Para acertar a cambagem nestas suspensões, existem ferramentas hidráulicas, que literalmente entortam a torre da suspensão. Regula, porém, deve observar que quando é feito esse procedimento é forçado o rolamento da roda, então não é aconselhável fazer isso sempre. Na pior das hipóteses, substituir a torre.
O que acontece se não fazer a cambagem?
Rodar com os pneus fora do ângulo correto aumenta o consumo de combustível, pois o atrito, a resistência de movimento entre o pneu e solo será maior, o carro ficará mais “pesado”, a direção também pesará mais que o normal principalmente ao manobrar e principalmente os pneus sofrerão desgaste prematuro.
A banda de rodagem do pneu terá atrito e consequentemente desgaste maior na parte que tocar o solo com mais intensidade dependendo de como está o ângulo, negativo ou positivo. Além disso, o carro pode ficar instável puxando para um dos lados.
Nos veículos com suspensão independente nas quatro rodas também é necessário fazer a cambagem nas rodas traseiras, nesse modelo de suspensão a mesma possui bandejas ao invés de eixo único rígido unindo as duas rodas.
Recomenda-se conferir a cambagem a cada 10 mil quilometro ou metade em caso de rodar bastante por pisos irregulares. Passar por um buraco no asfalto, em que o impacto seja maior, visitar um auto center o quanto antes, e se necessário fazer a regulagem. Lembre-se, a manutenção preventiva e mas barata que a corretiva.
17/10/2025
15/10/2025
Na noite deste sábado (19) por volta das 23h e 45min, os bombeiros atenderam a uma queda de um motoqueiro de 24 anos ficou ferido na Rua Papa João XXIII no Cent...
19/10/2025
Na noite desta quinta-feira (16), a Polícia Militar de Curitibanos efetuou o cumprimento de um mandado de prisão durante uma abordagem realizada em um posto de...
18/10/2025
Na manhã desta terça-feira (14), ocorreu um atropelamento que resultou em morte de um homem em um canteiro de obras de construção de uma usina hidrelétrica na c...
15/10/2025