Estão abertas as inscrições para o Programa Golfinho, iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) voltada à prevenção de afogamentos e à...
Durante a reunião, o deputado Berlanda abordou questões como a infraestrutura física, a capacitação de professores e o acesso a recursos esportivos e didáticos atualizados. Foto: Divulgação.
Nesta quarta-feira (20), o deputado estadual Nilso Berlanda (PL) participou de audiência na Secretaria de Estado da Educação a fim de discutir demandas urgentes do ensino de Santa Catarina, principalmente das escolas de ensino de base (EEBs) no oeste catarinense.
Estavam presentes na reunião o Secretário da Educação do Estado, Aristides Cimadon, a Secretária Adjunta Patrícia Lueders, a Coordenadora Regional de Educação, Roseli Terezinha Bott, além de assessoras de educação regional e diretores de duas escolas base da região Amurc.
O encontro vem logo após agenda do parlamentar na serra catarinense, onde recentemente visitou escolas e unidades de ensino básico da região para buscar entender mais profundamente suas necessidades.
Durante a reunião, o deputado Berlanda apresentou um levantamento detalhado das demandas das escolas da região Amurc, abordando questões como a infraestrutura física, a capacitação de professores e o acesso a recursos esportivos e didáticos atualizados.
Diversas escolas da região já possuem projetos de reformas e ampliação necessárias para suas unidades, como é o exemplo das duas escolas que foram especificamente contempladas na reunião: a EEB Urbano Salles, em Frei Rogério, e a EEB Maria Salete Cazzamali, em Santa Cecília.
Segundo o diretor da EEB Urbano Salles, Ademir Gabriel Fernandes da Silva, as obras mais urgentes para a escola é a criação de um auditório, onde ocorram apresentações e cerimônias escolares, já que, no momento, os alunos utilizam o salão da igreja da comunidade. Outras construções que fazem falta são vestiários no ginásio, laboratórios, elevador para acessibilidade, e uma cerca para segurança.
O caso da EEB Maria Salete Cazzamali é semelhante, como contou a diretora Rose Clea Prado: ambas as unidades possuem o terreno para ampliar, mas não a infraestrutura. A EEB Cazzamali precisa de mais laboratórios e salas de aula, sendo atualmente apenas 8 para contemplar 540 estudantes.
O deputado Berlanda reafirmou seu compromisso com o ensino de Santa Catarina e com a serra catarinense, agradecendo a oportunidade de conhecer e ajudar essas escolas. "Santa Catarina é o estado que mais investe em educação, e a nossa região [Amurc] merece demais essa atenção,” comentou. “O primeiro passo nós já demos, que é o essencial, é ouvir e compreender as necessidades de vocês, dos alunos, dos professores, de toda a comunidade dos seus municípios para aí, então, a gente deitar a cabeça e fazer a reforma acontecer.”
*Assessoria de Imprensa do Deputado Berlanda.
04/02/2026
14/01/2026
A Polícia Civil de Santa Cecília, prendeu um homem de 38 anos que estava com mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. A ordem judicial foi expedida pelo...
01/02/2026
A Polícia Militar prendeu um homem de 28 anos na tarde da última sexta-feira (23) após agredir sua irmã no Centro em São Cristóvão do Sul. A PM chegou no local...
28/01/2026
A Polícia Militar prendeu no início da noite deste sábado (24) por volta das 18h e 27min, um homem de 23 anos acusado de agredir a própria companheira no bairro...
28/01/2026