og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Deputado estadual Nilso Berlanda participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista do Bambu e Fibras Naturais

Em 2019 foram instaladas sete unidades de observação, em várias regiões do Estado. Fotos: Bruno Spada e Will Shutter/Câmara dos Deputados.

O deputado estadual Nilso Berlanda (PL) participou nesta quarta-feira (30) na Câmara dos Deputados em Brasília do lançamento da Frente Parlamentar Mista do Bambu e Fibras Naturais.

Os principais objetivos da Frente Parlamentar são: acompanhar, propor e analisar proposições e programas que disciplinem todos os assuntos referentes ao Bambu; regulamentação da Lei nº 12.484/2011 que institui a Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo do Bambu; -propor soluções legislativas, ouvindo as propostas das entidades representativas do Bambu; - realizar encontros, simpósios, seminários, reuniões e outros eventos, com vista a debater a importância do Bambu; - promover a divulgação das potencialidades do Bambu no âmbito do Parlamento Brasileiro e junto à sociedade.

O presidente da frente do Bambu é o Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, Giovani Cherini (PL), que comandou os trabalhos e falou da importância do evento. “Nosso objetivo aqui é fazer com que o bambu seja um grande propulsor econômico no País. Precisamos sugerir e discutir políticas públicas que objetivem a inclusão do bambu em todas as áreas agrícolas e florestais, na construção civil, na merenda escolar, nos programas de agricultura familiar e diversas outras áreas”, completou.

Em sua fala na Capital Federal, Berlanda, autor da Lei 18.341/22 que incentiva as atividades econômicas derivadas do Bambu, falou sobre as ações que estão acontecendo em Santa Catarina para difundir a cultura do Bambu no Estado. “Pode-se citar como fruto do nosso trabalho, o Programa de aquisição de mudas para plantio, feito com base na legislação estadual pela Associação Catarinense do Bambu e que tem como objetivos garantir uma maior oferta de mudas de bambu, através da produção planejada de um estoque regulador e usando a capilaridade dos órgãos de governo na distribuição geográfica e incentivar os fornecedores de mudas existentes, além de estimular a entrada de novos produtores de mudas no mercado”, afirmou Berlanda.

A fim de estimular o desenvolvimento da cultura do bambu no Brasil por meio de ações governamentais e de empreendimentos privados, a Frente Parlamentar do Bambu irá realizar reuniões em 5 Estados Brasileiros, sendo Santa Catarina um deles.

O BAMBU EM SANTA CATARINA

Em Santa Catarina, a Associação Catarinense do Bambu vem tratando do tema há vários anos, mas a partir de 2019, através de um termo de cooperação técnica firmado com a Epagri, passou a se planejar e a executar ações com o objetivo de implantar e desenvolver essa importante cadeia produtiva.

Em 2019 foram instaladas sete unidades de observação, em várias regiões do Estado. Anualmente são ofertados e realizados, em média, 15 cursos abordando diversos temas relacionados ao uso do Bambu. Mais de mil pessoas já foram beneficiadas com estes cursos.

Os estudos realizados pela Associação Catarinense do Bambu e pela Epagri culminaram na apresentação de um Projeto de Lei por parte do Deputado Estadual Nilso Berlanda, o qual “Institui a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Bambu em Santa Catarina”. Este Projeto de Lei se tornou, no ano de 2022, a Lei nº 18.341/2022.

O Estado de Santa Catarina tem solos e climas adequados à produção de Bambu, mas faltam política públicas estaduais de incentivo, que possam qualificar e fomentar a atividade. Este é o objetivo da Lei nº 18.341/2022, criar incentivos ao desenvolvimento da cadeia produtiva em Santa Catarina, valorizando o Bambu como produto agrícola capaz de suprir necessidades ecológicas, econômicas e sociais; o desenvolvimento tecnológico de produção, manejo e das aplicações do Bambu; o incremento de cultivo e de beneficiamento do Bambu, em unidades familiares de produção, rurais e urbanas, através da aplicação de políticas públicas; a agregação de valor ao produto e a organização da produção e da comercialização.

*Assessoria de Imprensa do Deputado Berlanda. 

Da Redação


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 22

04/02/2026

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 21

14/01/2026

Últimas Notícias