Neste domingo (19) das 14h às 17h o Jardim Botânico recebe um evento para comemorar o dia das crianças e dentre as atrações está a feira de distribuição de muda...
Embora seja uma lógica, o mito que ainda persiste é de que o filtro de óleo se troca “uma troca sim, outra não”. Esta atitude era comum entre a maioria dos mecânicos de antigamente, que passavam tal recomendação aos clientes e proprietários.
A troca de óleo do motor é um dos ou talvez o item mais importante da manutenção preventiva, pois o óleo lubrificante tem a função além de lubrificar, diminuir o atrito entre as partes internas, móveis do motor evitando também o superaquecimento e consequentemente a fundição das mesmas, acarretando graves avarias e até a inutilização do motor.
Ao esgotar o óleo usado do motor para colocar o novo, fica um tanto desse lubrificante dentro do filtro, em média 400ml. Vai acontecer que, o óleo novo que acaba de ser colocado, já na primeira partida do motor, este ao ser sugado pela bomba, segue para o filtro para ser distribuído pelas galerias de lubrificação para todo motor, perfeitamente normal até aí.
Ocorrerá que o lubrificante novinho, recém-tirado da embalagem, ao passar pelo filtro, entrará em contato com aquele restinho, os 400 ml citados acima, contaminado. Isso mesmo, pois sabemos que o filtro, sua função é reter qualquer impureza contida, na prática toda a sujeira, partículas indesejadas estão concentradas ali, naquele pequeno espaço. Seria o mesmo que, troar a agua suja de um balde, mas não lavá-lo antes de colocar a água nova, limpa, vai ficar resquício da sujeira do líquido anterior, sujo.
Voltando ao assunto, o valor de um filtro lubrificante, em média R$ 20.00 se torna irrisório se comparado ao valor da retífica de um motor. Não que se não trocar o filtro o motor vai dar pau. Mas a durabilidade em longo prazo, esta é a questão. Se um motor poderia rodar 200 mil quilômetros, por exemplo, esta durabilidade poderá ser reduzida á metade.
Então, que este mito caia por terra. Substituir o filtro lubrificante a cada troca de óleo, mesmo que o “profissional” recomente não fazer.
E é claro, atenção ao período de troca de óleo, obedecer às especificações e quantidades do lubrificante, estas encontradas no manual do proprietário ou tabelas de estabelecimentos especializados.
Respeite os limites de velocidade.
17/10/2025
15/10/2025
Na noite desta quinta-feira (16), a Polícia Militar de Curitibanos efetuou o cumprimento de um mandado de prisão durante uma abordagem realizada em um posto de...
18/10/2025
Na manhã desta terça-feira (14), ocorreu um atropelamento que resultou em morte de um homem em um canteiro de obras de construção de uma usina hidrelétrica na c...
15/10/2025
Na segunda-feira (06) a Polícia Militar de Curitibanos atendeu a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência. Uma mulher acionou a PM após...
09/10/2025