A Polícia Civil, por meio da DPCAMI de Curitibanos, investiga uma tentativa de estupro praticada com violência contra uma adolescente de 17 anos. O caso foi com...
O registro de Indicação Geográfica é uma ferramenta coletiva de valorização de produtos tradicionais de determinada região e tem como função principal agregar valor ao produto e proteger a região produtora. Foto: Divulgação.
Na tarde desta segunda-feira (09), foi realizada a segunda reunião da comissão das entidades do Projeto de Indicação Geográfica do Alho Roxo Nobre no Salão do Restaurante Oliveira em Frei Rogério.
A reunião teve a participação da Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Frei Rogério, com a equipe técnica do projeto composta por SEBRAE, ACAPA, Câmara Setorial do Alho, EPAGRI COPAR, UFSC e com os representantes de todos os dos municípios que fazem parte do projeto Frei Rogério, Curitibanos, Brunópolis, Monte Carlo, Fraiburgo e Lebon Régis, tendo a pretensão de abranger mais municípios como Caçador e Campo Belo do Sul.
– A pauta da reunião refere-se à escolha do nome geográfico ao estudo e encaminhamentos da identidade visual (selo) e definir qual o perfil do produtor que será beneficiado com a identidade geográfica – Explica o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Itamir Gasparini.
O registro de Indicação Geográfica é uma ferramenta coletiva de valorização de produtos tradicionais de determinada região e tem como função principal agregar valor ao produto e proteger a região produtora.
– No momento de comercializar o Alho Roxo do Planalto Catarinense com o selo da Indicação Geográfica, espera-se agregar maior valor, ressaltando o modo de produção promovendo a geração de emprego e renda. Podemos afirmar com muita certeza que a cultura do alho é extremamente importante para região, tanto no que se refere ao movimento econômico, como também sendo uma das cadeias produtivas que mais contribui atualmente na questão social e diminuição do êxodo rural – Enfatiza Itamir Gasparini.
Projeto Indicação Geografia do Alho Roxo
O grande objetivo deste projeto de Indicação Geografia do Alho Roxo é realizar é um estudo sobre as características do alho produzido no Planalto Catarinense. Pretendendo fortalecer as organizações existentes, valorizar o produtor de alho e seu modo de vida, além de promover um trabalho de padronização e classificação do alho da região, oferecendo ao mercado um produto com diferencial.
04/02/2026
14/01/2026
A Polícia Civil de Santa Cecília, prendeu um homem de 38 anos que estava com mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. A ordem judicial foi expedida pelo...
01/02/2026
A Polícia Militar prendeu um homem de 28 anos na tarde da última sexta-feira (23) após agredir sua irmã no Centro em São Cristóvão do Sul. A PM chegou no local...
28/01/2026
A Polícia Militar prendeu no início da noite deste sábado (24) por volta das 18h e 27min, um homem de 23 anos acusado de agredir a própria companheira no bairro...
28/01/2026