Neste domingo (19) das 14h às 17h o Jardim Botânico recebe um evento para comemorar o dia das crianças e dentre as atrações está a feira de distribuição de muda...
“A Natura&Co, grupo que inclui marcas como Avon e Natura, anunciou que atingiu a meta de oferecer salário digno para todos os funcionários na América Latina. O compromisso faz parte da Visão 2030, estratégia de sustentabilidade da fabricante de cosméticos, lançada em 2020 e atualizada em 2023. Gleycia Leite, diretora de compensação, organização e gestão da companhia, disse à EXAME que essa questão não é apenas econômica.
“Estamos falando em Direitos Humanos, não é mais falar só da questão econômica. O nosso compromisso com a dignidade humana busca eliminar essas desigualdades, então o letramento das pessoas gera esse entendimento para sairmos das grandes bolhas sociais nas quais podemos estar inseridos”, afirmou.
O conceito de renda digna vai além da noção de salário-mínimo. Ela é calculada tendo como base uma pesquisa de custo de vida para uma vida decente, com acesso à alimentação, água, habitação, educação, saúde, transporte, vestuário e outras necessidades essenciais adaptados ao local onde o funcionário mora”.
Os dados disponíveis na plataforma da organização mostram quem, em 2023, considerando a região de São Paulo, o mínimo que uma pessoa precisaria ganhar para ter uma qualidade de vida decente girava em torno de R$ 2.600, valor consideravelmente acima do salário-mínimo nacional, na casa dos R$ 1.300,00.
Lendo o texto vemos que seguir regras nacional e de políticas de governo, nem sempre são justas e quando o colaborador paga o preço, ele também reduz sua produção se tem ou deixou problemas em casa com seus familiares, com seus credores e sua saúde também.
Vida digna é o que sonhamos. Vamos atrás da nossa vida digna constantemente.
O princípio da dignidade humana reconhece o valor intrínseco de cada indivíduo e estabelece que todas as pessoas devem ser tratadas com respeito, igualdade e liberdade. Ele orienta a proteção dos direitos humanos e busca uma sociedade justa e inclusiva, independentemente de características pessoais.
Alexandre de Moraes, em sua obra “Direito Constitucional”, conceitua dignidade como:
Um valor espiritual e moral inerente à pessoa, que se manifesta singularmente na autodeterminação consciente e responsável da própria vida e que traz consigo a pretensão ao respeito por parte das demais pessoas, constituindo-se um mínimo invulnerável que todo estatuto jurídico deve assegurar de modo que, somente excepcionalmente, possam ser feitas limitações ao exercício dos direitos fundamentais, mas sempre sem menosprezar a necessária estima que merecem todas as pessoas enquanto seres humanos e a busca ao Direito à Felicidade”
André Ramos Tavares explica que não é uma tarefa fácil conceituar a dignidade da pessoa humana. Nesse sentido, aponta a explicação de tal princípio nas palavras de Werner Maihofer:
A dignidade humana consiste não apenas na garantia negativa de que a pessoa não será alvo de ofensas ou humilhações, mas também agrega a afirmação positiva do pleno desenvolvimento da personalidade de cada indivíduo. O pleno desenvolvimento da personalidade pressupõe, por sua vez, de um lado, o reconhecimento da total auto disponibilidade, sem interferências ou impedimentos externos, das possíveis atuações próprias de cada homem; de outro, a autodeterminação (Selbstbestimmung des Menschen) que surge da livre projeção histórica da razão humana, antes que de uma predeterminação dada pela natureza”
E por fim, Ana Paula de Barcellos, explica que:
A dignidade humana pode ser descrita como um fenômeno cuja existência é anterior e externa à ordem jurídica, havendo sido por ela incorporado. De forma bastante geral, trata-se da ideia que reconhece aos seres humanos um status diferenciado na natureza, um valor intrínseco e a titularidade de direitos independentemente de atribuição por qualquer ordem jurídica”.
Dignidade é o que buscamos.
17/10/2025
15/10/2025
Na noite desta quinta-feira (16), a Polícia Militar de Curitibanos efetuou o cumprimento de um mandado de prisão durante uma abordagem realizada em um posto de...
18/10/2025
Na manhã desta terça-feira (14), ocorreu um atropelamento que resultou em morte de um homem em um canteiro de obras de construção de uma usina hidrelétrica na c...
15/10/2025
Na segunda-feira (06) a Polícia Militar de Curitibanos atendeu a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência. Uma mulher acionou a PM após...
09/10/2025