Neste domingo (19) das 14h às 17h o Jardim Botânico recebe um evento para comemorar o dia das crianças e dentre as atrações está a feira de distribuição de muda...
Com a principal proposta de mais economia de combustível, os motores 3 cilindros viraram moda entre as montadoras na disputa de qual entrega ao consumidor um carro que rode mais quilômetros com um litro de combustível.
Em 2012 foi lançado o HB20 da Hyundai, primeiro modelo com motor tri cilíndrico. (Porém nos anos 60 a extinta montadora DKW já dispôs em sua linha motores, com 3 cilindros.)
Hoje além do HB 20 vários modelos como Chevrolet Onix, Fiat Argo, Renault Kwid, Logan, Sandero, Chery Tggo 3X, Vw Polo, Virtus, Voyage, Nivus, T-Cross, Mini Cooper, etc. Ford Ka, este teve a produção encerrada com o fechamento da Ford automóveis em nosso país.
Com a adesão de praticamente todas as montadoras aos motores com um cilindro a menos, nota-se a aceitação que os mesmos tiveram.
Além de um cilindro a menos para alimentar, ou “um caneco a menos pra beber”, a redução da emissão de gases nocivos também é uma grande vantagem.
A questão do menor peso do motor, permite que o carro seja mais ágil necessitando de menos força para o tirar da inércia. Também o sistema de suspensão, com menos peso do motor é menos exigido, permitindo componentes ligeiramente menores e mais leves, o desgaste também é menor. Além de 1.0 nos compactos já existem motores 1.5, versões com turbo compressores, modelos maiores, incluindo suv’s.
Nem tudo são flores, há desvantagens também. Por ser em quantidade ímpar a distribuição de forças e massas fica assimétrica. Os cilindros não são dispostos dois a dois como num motor 4 cilindros, nestes enquanto dois pistões sobem outros dois descem, dentro do motor, portanto, há um equilíbrio maior na rotação.
O nível de ruído também é maior que nos 4 cilindros, porém nada que afete a dirigibilidade do veículo, porém cada condutor avalia conforme sua preferência.
Manutenção – Carro zero na concessionaria, cheirinho de novo é ótimo, mas o tempo passa e qualquer sistema mecânico, elétrico, hidráulico sofre desgaste, nada mais normal.
A questão é, que esses motores alguns já com 10 anos são considerados recentes, pelo menos no mercado de reposição. Algumas para os mesmos ainda são raras no mercado.
Os fabricantes de peças e sistemas ao desenvolverem, o fornecimento é voltado primeiramente às montadoras e concessionárias. As oficinas “normais” me refiro à manutenção fora da concessionária ainda enfrentam uma certa dificuldade em realizar o serviço dado pouca oferta de peças no mercado comum.
Há casos de certos itens serem encomendados de ouras regiões do país, de Minas Gerais, por exemplo, para um motor que foi aberto numa oficina em Lages SC. O proprietário do carro não pode ter pressa em ir buscar o mesmo, pronto na oficina. Isso é absolutamente normal, conforme o tempo vai passando os fabricantes vão desenvolvendo e já comercializando no mercado paralelo de autopeças.
Concluindo, se for adquirir um carro 3 cilindros estar consciente desse detalhe da manutenção. A maioria dos modelos são ideais para uso urbano, pois a durabilidade pode ser menor que um motor 4 cilindros se exigidos ao extremo.
“Dirija com responsabilidade”
17/10/2025
15/10/2025
Na noite desta quinta-feira (16), a Polícia Militar de Curitibanos efetuou o cumprimento de um mandado de prisão durante uma abordagem realizada em um posto de...
18/10/2025
Na manhã desta terça-feira (14), ocorreu um atropelamento que resultou em morte de um homem em um canteiro de obras de construção de uma usina hidrelétrica na c...
15/10/2025
Na segunda-feira (06) a Polícia Militar de Curitibanos atendeu a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência. Uma mulher acionou a PM após...
09/10/2025