og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Fique Ligado

Proposta do Deputado Berlanda quer regularizar repasse dos kits intubação a hospitais

A proposta também desobriga os hospitais públicos e privados, sem fins lucrativos, de ressarcir esses medicamentos, que foram e/ou serão utilizados no socorro à vida de pacientes de UTIs e de Enfermarias de Covid-19. Foto: Bruno Collaço - Agência AL.
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Nilso Berlanda (PL), apresentou o Projeto de Lei N° 0267.4/2021, que trata do repasse, em caráter excepcional, para a regularização dos estoques de medicamentos que fazem parte do "kit intubação" a hospitais públicos e privados (sem fins lucrativos), que têm contrato com o SUS em Santa Catarina.
 
- Nossa proposta quer garantir a regularização dos estoques e trazer melhorias na assistência à saúde dos pacientes internados em leitos de UTIs e de Enfermarias de Covid-19 e, dessa forma, salvar vidas. Tivemos uma sobrecarga das UTIs e isso resultou na necessidade emergencial de manter um abastecimento regular dos medicamentos utilizados, especialmente, nos procedimentos de intubação - Defende Berlanda.
 
O PL do deputado vale para anestésicos, sedativos, bloqueadores neuromusculares e outros medicamentos hospitalares que compõem o chamado “Kit Intubação”, usados para manutenção da vida de pacientes. A proposta também desobriga os hospitais públicos e privados, sem fins lucrativos, de ressarcir esses medicamentos, que foram e/ou serão utilizados no socorro à vida de pacientes de UTIs e de Enfermarias de Covid-19.
 
- É um momento de extrema dificuldade não só de Santa Catarina, como do Brasil, porque o mercado sequer possui estoque necessário para comercialização dessas drogas, que são esses mesmos hospitais que, diuturnamente, se colocam na linha de frente para o combate à Covid-19, além da enorme demanda das demais doenças que atingem a população usuária do SUS - Explica Berlanda.
 
A matéria está sendo discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se aprovada, segue para as comissões de Finanças e Tributação e de Saúde, para depois ir à votação em plenário.
 

Grazielle Delfino


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 23

11/02/2026

Informativo Municipal Prefeitura de Curitibanos - Edição 22

04/02/2026

Últimas Notícias