A Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc) promoveu uma importante capacitação sobre a Reforma Tributária, reunindo os colegiados de contadores...
Entrega de Placa em homenagem aos idealizadores da Rota da Amizade na região meio oeste de SC. Rota turística criada há 20 anos. Foto: Divulgação.
Na tarde de quarta-feira (10) a Comissão de Assuntos Municipais da Alesc recebeu o presidente da Rota da Amizade Conventions & Visitor Bureau, Yuri Picollo Hentz, para apresentar as atividades desenvolvidas pela organização na região principalmente do meio oeste e demais regiões, participou também da reunião o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva. A proposição foi de autoria do deputado Nilso Berlanda (PL).
“Trouxe esta discussão para a comissão para que possamos contribuir como Parlamento no desenvolvimento de rotas turísticas pelo estado. Valorizar o que temos. Precisamos dar mais visibilidade ao turismo regional, como o Vale dos Vinhedos de Santa Catarina.” Disse o deputado.
Picollo iniciou sua apresentação com um vídeo mostrando um pouco da Rota da Amizade e falando da história da região. “Nossa rota é composta municípios que trazem a história do povo alemão, austríaco e italiano. Numa idéia que começou há 20 anos e que hoje com muita alegria oferecemos um turismo de qualidade. Seja ele rural, gastronômico, de negócios, de aventura, cultural e o enoturismo.”
Durante sua fala, o presidente da Rota da Amizade agradeceu ao deputado Berlanda pela oportunidade de levar as atrações que a região oferece para que o parlamento possa também conhecer. “Somos entusiastas de região, entendemos que o turismo não se faz sozinho. A integração com os poderes públicos e o setor privado é essencial para que haja mais desenvolvimento nas rotas turísticas pelo estado.”
O secretário do Estado lembrou que atualmente o turismo tem 12% de participação no PIB do estado e que programas que possam aumentar estes números são prioridade na pasta. “Turismo não é so festa e férias. Por trás, temos mais de 50 atividades relacionadas com o setor. O que torna o turismo em um estado tão rico de oportunidades para a atividade uma oportunidade que não podemos perder.”
Para o deputado Marquito (Psol), “a regionalização do turismo é uma ferramenta para que haja um fomento coordenado dos municípios. Com o turismo em outras regiões, podemos contribuir para mudar a realidade de muitas cidades”. O deputado Zilli (MDB), presidente da comissão, lembrou da região dos canyons no Sul do estado o qual esta se movimentando para se tornar conhecido por todos.
Estiveram presentes também os ex-presidentes da Rota da Amizade Leia Macedo e Edson Ziolkowski, que reforçaram o pedido ao Parlamento pela atenção a todas as regiões turísticas e da promoção à infraestrutura, para que se possa receber cada vez mais e melhor o que eles chamam de “amigos” e não turistas.
*Assessoria de Imprensa - Deputado Nilso Berlanda.
27/10/2025
27/10/2025
Na tarde de sexta-feira (17), a Polícia Militar de Santa Cecília atendeu a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência, após o acionamento...
22/10/2025
Na tarde desta segunda-feira (20) por volta das 13h16, a Polícia Militar de São Cristóvão do Sul cumpriu um mandado de prisão durante uma ronda de rotina realiz...
22/10/2025
Na noite deste sábado (19) por volta das 23h e 45min, os bombeiros atenderam a uma queda de um motoqueiro de 24 anos ficou ferido na Rua Papa João XXIII no Cent...
19/10/2025