og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Frei Rogério Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

SAMU SC inaugura base da Unidade de Suporte Avançado em Curitibanos

Foto: SES/Divulgação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Curitibanos, ganhou uma base operacional para a Unidade de Suporte Avançado (USA) nesta terça-feira, 11 de novembro. A nova sede vai assegurar atendimento com agilidade às ocorrências na macrorregião do Meio-Oeste.

“A USA já atuava em Curitibanos em uma base compartilhada com o Corpo de Bombeiros Militar. Agora, ganha uma nova unidade, mais adequada para melhorar o tempo de resposta aos chamados”, afirmou o superintendente de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Marcos Fonseca, que representou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, na inauguração.

 A nova base contou com investimento do Estado de aproximadamente R$ 240 mil, para adequação da estrutura, compra de mobília e equipamentos médicos. O valor para manutenção dos serviços é de R$ 5,3 milhões ao ano. O local foi totalmente adequado para o serviço, conforme o manual do Ministério da Saúde.

“Há quase quatro anos temos um compromisso com a Secretaria de Estado da Saúde de transformar o serviço de APH Móvel em Santa Catarina, com princípios claros e foco na valorização das pessoas que salvam vidas. Nosso objetivo é oferecer condições de trabalho adequadas para que as equipes possam garantir um atendimento de excelência a todos que acionam o 192”, afirmou a diretora-geral do SAMU/FAHECE, Carla Birolo Ferreira, sobre o planejamento estratégico voltado a melhorias contínuas desde o início da atual gestão.

De janeiro a setembro deste ano, a USA de Curitibanos realizou 241 atendimentos na cidade. A maior parte dos ocorrências foram traumas (17%), casos neurológicos (16%) e cardiovasculares (15%), além de problemas respiratórios, gastroenterológicos e outros.

A unidade conta com sete médicos, cinco enfermeiros, cinco condutores-socorristas e quatro auxiliares de higienização. O Meio-Oeste possui ainda outras cinco USAs, e um serviço aeromédico, atendendo 51 municípios dessa macrorregião.

Também acompanharam o ato de inauguração o diretor da APH Móvel, Dionisio Medeiros, e o gerente Técnico da SUE, Dr. Alfredo Schmidt, ambos da SES; o prefeito de Curitibanos, Kleberson Luciano Lima; os gerentes administrativo, de Enfermagem e de Obras do SAMU/Fahece, Vagner Vicheli dos Anjos, Diego Vieira e Leandro Mesquita Pereira, respectivamente.

Com informações da Comunicação SAMU/FAHECE.

Da Redação


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Polícia Civil prende mulher apontada como uma das cabeças de facção criminosa na região

13/11/2025

Deputado Berlanda, sinaliza que possível mudança de partido é estratégia para eleição de 2026

13/11/2025

Últimas Notícias